É quase final de 2023.
Falta menos de um mês para meu aniversário de 36 anos. Apesar de não pensar muito na idade como um número, sei que essa quantidade pode pesar um pouco para mentes, que assim como a minha, estabelecem algumas metas de vida.
É sempre aquele jogo mental de agradecer o que se tem, mas ao mesmo tempo, almejar coisas que não temos ainda.
Esse post é um registro temporal sobre as coisas que eu gostaria de ter resolvido daqui um ano, ou seja, como gostaria de estar em novembro de 2024, em relação às coisas concretas da vida, mensuráveis.
Sobre moradia, nosso contrato de aluguel acaba em setembro do ano que vem e, espero que minha esposa e eu encontremos um lugar para morarmos juntos novamente.
Seria ótimo se nesse lugar nós tivéssemos quatro quartos disponíveis e que ainda, o valor desse lugar coubesse no nosso orçamento com bastante folga. Melhor ainda, se esse lugar fosse uma casa com edícula, para receber meus amigos nos tradicionais encontros de comilança e cantoria.
Mas porquê quatro quartos?
Nós dois somos cientistas e trabalhamos em casa. Cada um possui um escritório. Nessa coisa de trabalho já seriam dois.
Um deles seria o quarto de jogos. Esse cômodo é dispensável mas seria muito legal ter. Nós dois gostamos de jogar vídeo-game e quando fazemos ao mesmo tempo, ficamos separados. Porque cada um joga um jogo em um dispositivo diferente.
O outro, obviamente, é o quarto de dormir. Por isso, quatro.
Gostaria que fosse em Guarapuava, mas nossa vida ainda é uma caixa de surpresas. Minha esposa tem muito potencial para realizar pesquisas fora do Brasil, ou ter uma carreira em alguma universidade fora daqui. Por isso, a localização geográfica futura ainda é incerta.
E uma casa. Viver em apartamento é mais barato e seguro. No entanto, conviver com vizinhos é um pouco complicado. Enquanto escrevo esse texto, o vizinho de cima resolveu aproveitar a chuva para lavar a sacada dele, suja de xixi de cachorro. Ao empurrar a água para fora, caiu na nossa sacada.
Pra não falar das vezes que vimos um outro vizinho violentar a mulher, outro com cachorro latindo, etc etc etc.
Sobre carreira, vou batalhar bastante para ser promovido até o final do ano que vem. Isso me possibilitaria fortalecer bastante minha carreira e nossa segurança financeira. Por isso, acabar com nossas dívidas atuais é um objetivo primário para podermos nos assegurar caso alguma surpresa aconteça.
Sabemos que o mundo não é estável.
Sobre saúde, espero que estejamos bem de saúde. Não somente nós, mas todas as pessoas em nossa volta.
Sobre a vida em si, espero que todas as pessoas de nossas famílias e amigos estejam bem e por perto. Construir laços sociais é uma garantia de longevidade. Parece que somos destinados a viver mais quando conseguimos viver em sociedade, compartilhando histórias e momentos de vida.
Sobre viagens, existe uma viagem que eu quero fazer antes de morrer que é ir para a Islândia, fotografar a aurora boreal. Adoraria que essa viagem acontecesse em outubro do ano que vem, ou em novembro.
Nessa última semana aconteceu algo muito interessante: Ao entrevistar uma amiga para o podcast, ela me perguntou sobre meus objetivos de viagem e contei sobre como era importante para mim fotografar a Aurora Boreal. Comentei sobre o filme: “A vida secreta de Walter Mitty” e como ele me inspira, sendo o meu filme favorito. Já assisti umas dez vezes.
No mesmo dia que falei sobre isso, assisti o filme e recebi uma mensagem no Instagram de uma amiga fotógrafa: “hey, bora para a Islândia fotografar a Aurora? Sabe como faz pra ir pra lá , trabalhar e ainda turistar?”
Foi muito legal. Acho que é um sinal. Seria ótimo viajar com minha esposa e ainda ter alguém que fotografasse a gente.
Sobre relacionamento, espero estar compartilhando a vida com a minha esposa. Mês que vem fazemos aniversário de um ano de casamento e acabamos de completar quatro anos juntos. Tem sido uma jornada incrível, com muitos altos e alguns baixos. Sou grato por todos os momentos e feliz por ela ter me escolhido para viver ao lado.
Sobre meus projetos paralelos, quero continuar com eles. Produzir conteúdo acalma minha mente. Seja escrevendo, produzindo vídeos, podcasts, fotografia e música.
Sobre música, há muito tempo eu queria comprar um violão, mas como tenho gostos não correspondentes ao orçamento, sempre foram muito caros. Até que, alguém no Facebook estava se desfazendo de um ótimo violão por um preço bastante acessível. Era a minha chance, e aproveitei.
Por hoje é só.